Equilíbrio Estética e Saúde

Fisioterapia

Fisioterapia Cardiorespiratória

A Fisioterapia Cardiorrespiratória intervém na reabilitação das funções cardíaca e respiratória, antes e após as cirurgias, quando assim é recomendado para o paciente.

Apresenta como objetivo melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde e condição física da população. A intervenção da fisioterapia cardiorrespiratória tem impacto, sobretudo, nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico.

A reabilitação cardiorrespiratória engloba exercícios, frequência e duração específicos a cada indivíduo e disfunção. Na maioria dos casos, são realizadas sessões de 60 minutos, 3 a 5 vezes por semana, com exercícios de aquecimento, expansão pulmonar, mobilidade torácica, exercícios respiratórios acompanhados com movimentos dos membros superiores e inferiores, ou posicionamento adequado para uma reabilitação eficaz.

Ela promove o alivio da falta de ar (dispneia), fadiga, tosse, expectoração, maior resistência para as atividades, previne e ajuda a controlar a diabetes e o peso, mais autonomia e um melhor padrão ventilatório (inspiração e expiração), entre outros benefícios para uma melhor qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico do paciente.

Fisioterapia Ortopédica

A Fisioterapia Ortopédica é uma especialidade da fisioterapia, e tem como foco os cuidados envolvendo distúrbios ósseos e musculotendíneos.

A especialidade atua na prevenção, no tratamento e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, tendinites, bursites, entorses, torcicolos, ciatalgias, lombalgias, distensões, contraturas, encurtamentos e fraquezas musculares, retenção de líquido, edemas, falta de mobilidade articular dentre outros casos diversos envolvendo também processos pré-operatórios e pós-cirúrgicos.

O fisioterapeuta ortopédico trabalha para reestabelecer as funções do paciente da maneira mais rápida possível, sempre traçando caminhos seguros, que levem em conta as necessidades e os limites de cada pessoa. Além de produzir alívio das dores, seu principal objetivo, é recuperar a qualidade de vida desses pacientes.

O tratamento geralmente é composto por uma combinação de recursos, que pode incluir terapias manuais, alongamentos, cinesioterapia, fortalecimento muscular, eletrotermoterapia, relaxamentos, liberações miofasciais e cicatriciais, correções posturais, dependendo das formações extras realizadas pelos profissionais.

Fisioterapia Pélvica

Torna-se necessário uma consulta bastante detalhada, com avaliação física, testes validados para a partir desses dados traçar o diagnóstico fisioterapêutico e por meio deles os melhores recursos de tratamento para cada caso, como exemplo:

  • Cinesioterapia
  • Eletroestimulação
  • Cones vaginais
  • Dilatadores
  • Pelvi fit
  • Biofeedback
  • Peridell
  • entre outros.
Reeducação Postural Glogal (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é um dos métodos da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais do paciente.

A RPG visa o equilíbrio entre as forças musculares que compõem o corpo humano, devolvendo a capacidade de movimentação normal das articulações e a manutenção de uma boa postura, por meio de alongamentos, tração e respiração.

Copyright Equilíbrio Estética & Saúde | Site by Fabricio Nihues